top of page

CENÁCULO REGIONAL ALGARVE

Quem Somos
A História
Informações

QUEM SOMOS

A Equipa Projeto do 8º Ciclo de Cenáculo Regional do Algarve é composta por 16 caminheiros/companheiros de 10 agrupamentos da região, unidos por um só objetivo: proporcionar à IVª Secção regional uma oportunidade singular de exposição e debate sobre os mais variados temas pertinentes para a secção bem como para o movimento e, inclusivamente, a sociedade. 

Tudo isto será desenvolvido tendo por base o forte espírito de união e caminheirismo que nos é intrínseco e vivenciando, desde a preparação ao culminar da atividade, o imaginário subjacente a esta, vivamente interligado aos ideais escutistas.

O Projeto

9, 10 e 11 de Março

                          FARO

Contacta-nos através de:

https://www.facebook.com/cenaculoalgarve/

https://www.instagram.com/cenaculoalgarve/

Cenáculo Regional Algarve

O QUE É O CENÁCULO?

O PROJETO CENÁCULO

Porquê esta iniciativa? 
A 33ª Conferência Mundial, em 1993, definiu, como prioridade estratégica do Escutismo Mundial, a promoção do envolvimento dos jovens nos processos de tomada de decisão a todos os níveis do nosso movimento, e, na 36ª Conferência Mundial, em 2002, foi continuado esse apelo à participação juvenil.
É com base nesta prioridade, continuamente apresentada, que surge o Projecto Cenáculo, desde sempre apoiado pela Secretaria Nacional da IVª Secção.
Neste fórum, todos os participantes têm oportunidade de partilhar ideias e experiências, bem como apresentar sugestões, tendo em vista um Caminheirismo e Companheirismo cada vez mais activo e participado.
Este fórum de caminheiros e companheiros, com caminheiros e companheiro
s e para caminheiros e companheiros promove, nos jovens adultos do CNE, um exercício permanente para uma cidadania activa, pois, em constante interacção, todos contribuem com novas ideias, enriquecendo o progresso educacional escutista ("Ask the boy").

O que é o Cenáculo?
O Cenáculo Regional ou de Núcleo é um Fórum de Caminheiros e Companheiros, tal como o Cenáculo Nacional, mas com uma vertente local. É um espaço informal de debate de ideias e projectos, com a possibilidade de se construírem novas ferramentas para os jovens adultos da IVª Secção. Estas têm como principal objectivo o crescimento e o desenvolvimento de um melhor e mais actual Caminheirismo e Companheirismo, apresentando-se importantíssimas para a IVª Secção Regional ou de Núcleo. 

Quais os seus objectivos?
Estimular a participação e o envolvimento dos Caminheiros e Companheiros em todas as decisões em que devem tomar parte;>

> Promover um espaço de consulta e de apoio às Juntas Regionais ou de Núcleo e à Equipa Nacional de Caminheiros e Companheiros;

> Procurar garantir a participação activa de Caminheiros e Companheiros de diversas proveniências e realidades da mesma Região e/ou Núcleo;

> Procurar aumentar os hábitos de participação dos Caminheiros e Companheiros nos processos de tomada de decisão da Associação em que têm assento (Conselhos de Clã, Agrupamento, Regional e Núcleo, entre outros actos cívicos);

> Contribuir para a dinamização da IVª Secção a nível Regional e de Núcleo;

> Fomentar nos Caminheiros e Companheiros a capacidade de debater e expor as suas ideias, desenvolvendo para isso um espírito crítico e de discussão.

> Criar propostas concretas de acções, actividades, processos, e outros, que visem melhorar o funcionamento da Região e/ou Núcleo, a atitude dos Caminheiros e Companheiros, e contribuam para a formação de Jovens Adultos.

Quem pode participar?
Todos os Caminheiros e Companheiros da Região ou Núcleo que respeitem os seguintes critérios:

> Idade compreendida entre os 18 e 22 anos;

> Ter vivência activa no seu Clã e/ou Região/Núcleo;

> Ter capacidade de comunicação e intervenção, bem como a responsbilidade de uma participação activa;

> Ter conhecimento da realidade do Caminheirismo no seu Clã, bem como na sua Região e Núcleo (noções gerais);

> Demonstrar vontade de participar na dinâmica apresentada.

 

Para além dos Caminheiros e Companheiros dessa Região ou Núcleo, poderão estar presentes, em situações específicas/excepcionais, Caminheiros e Companheiros de outra Região ou Núcleo, Dirigentes que não o(s) Observador(es) do Cenáculo Regional ou de Núcleo, bem como Não - Escuteiros. Nestas situações incluem-se as formações, a Eucaristia, o Fogo de Conselho e outros momentos considerados oportunos pela equipa organizadora.

Que resultados se esperam?
A apresentação das conclusões dos encontros dos Cenáculos de Região ou de Núcleo deve ser feita até à data do Encontro Aberto do Cenáculo Nacional, através de um documento denominado por “A Cyarta Regional” ou “A Cyarta de Núcleo”. Este documento servirá como um instrumento de divulgação do trabalho desenvolvido e suas conclusões, e será apresentado em plenário. Deverá reforçar ainda o compromisso por parte da Equipa Projecto Regional ou de Núcleo, e dos Participantes, em divulgar e procurar concretizar os projectos propostos no encontro de Cenáculo. A elaboração deste documento está a cargo da Equipa Projecto e deverá ser enviado para o(s) Observador(es) Regional(ais) ou de Núcleo, o(s) qual(ais) são responsáveis por encaminhar para a Junta Regional ou de Núcleo. Deve também ser enviado para a Equipa Projecto do Cenáculo Nacional para integrar a base de dados nacional de “Cyartas” Regionais e de Núcleo. A “Cyarta” deverá ainda ser enviada ou disponibilizada publicamente para que todos os Participantes a possam ter, e por sua vez, a divulguem nos seus Clãs e Agrupamentos. Os Representantes de cada Região e Núcleo terão de apresentar o trabalho desenvolvido nos seus Cenáculos, no Encontro Aberto (do seu Ciclo) do Cenáculo Nacional, bem como nos Conselhos de Regionais/Núceo.

A DINÂMICA DO CENÁCULO

Equipa Projeto
O Cenáculo Regional e de Núcleo deverá contemplar um momento em que serão eleitos, em Plenário, os Caminheiros ou Companheiros que representarão a Região ou Núcleo no próximo Ciclo do Cenáculo Nacional e assumirão a responsabilidade do projecto Cenáculo a nível local. Este processo de eleição terá de ser feito na presença de todos os Participantes no Cenáculo Regional ou de Núcleo, bem como da Equipa Projecto (ambos com direito de voto) e do(s) Observador(es).

Deverão ser eleitos quatro Caminheiros ou Companheiros.  Estes Caminheiros ou Companheiros poderão ser membros da Equipa Projecto ou Participantes, desde que se tenham candidatado para o efeito em Plenário. Os anteriores Representantes não se deverão recandidatar. Os Representantes irão escolher, entre si, o próximo Coordenador da Equipa Projecto do Cenáculo Regional ou de Núcleo, bem como o seu Coordenador Adjunto. 

 

Perfil exigido para ser Representante:

> Ter entre os 18 e 22 anos de idade;

> Ser Caminheiro ou Companheiro investido na data da sua candidatura como Representante da Região no Cenáculo;

> Ter uma inscrição no Cenáculo Nacional validada pela sua Junta Regional ou de Núcleo. Esta deverá ser enviada para a Equipa Projecto do Cenáculo Nacional, bem como para a Junta Central. Esta inscrição tem de ser autorizada, em primeiro lugar, pelo Chefe de Clã e Chefe de Agrupamento do Representante.

> Ter uma vivência activa no Clã, Agrupamento e na Região ou Núcleo,

> Conhecer bem a realidade do Caminheirismo e do Companheirismo na Região ou Núcleo que Representa,

> Ser dinâmico, participativo, comunicativo e de mente aberta,

> Que assuma a Responsabilidade que tem para com a sua Região e para com o Cenáculo Nacional.

 


Metodologia de Trabalho
Durante a preparação dos Encontros de Cenáculo, a Equipa Projecto deverá fazer chegar, regularmente, a todos os Participantes, informação sobre os temas, imaginário e logística sob a forma de “Pegadas” (cartas ou comunicados). Os temas deverão ser preparados pelos Participantes em Clã ou Comunidade para que nos Encontros os Participantes estejam mais bem preparados para o debate destes. O Cenáculo deverá ter um misto de sessões plenárias e sessões em pequenos grupos.

As sessões plenárias deverão realizar-se em momentos como:

> Cerimónia de Abertura;

> Apresentação de temas a debater (por Delegados ou Convidados);

> Apresentação de conclusões de trabalhos de grupo e de propostas que devam ser apreciadas e votadas;

> Eleição dos Novos Representantes para o próximo Ciclo do Cenáculo Nacional;

> Eucaristia;

> Cerimónia de Encerramento.

Periodicidade

Cada Região ou Núcleo deverá ter um encontro de Cenáculo por ano, a realizar entre o primeiro Encontro do Cenáculo Nacional e o Encontro Aberto. Não deverá haver mais encontros por ano de modo a proporcionar a participação dos Caminheiros e Companheiros nas suas actividades de Clã, Agrupamento e Região ou Núcleo, permitindo também que estes se possam envolver noutros projectos.

 

 

 

Informações retiradas de: http://www.cenaculo.cne-escutismo.pt/

  • Facebook - Cenáculo Algarve
  • Instagram - Cenáculo Algarve
bottom of page